Geografia

 


Localização

 

O município de está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). Localiza-se a uma latitude 22º18'17" sul e a uma longitude 53º48'55" oeste. Distâncias:

 

 


Geografia Fisica

 

Solo

 

No município de Ivinhema verifica-se predominância de Latossolo portanto com baixa fertilidade natural, os quais se apresentam tanto com textura argilosa quanto média.

 

Junto a algumas drenagens, há ocorrência de nitossolos de textura arenoso-média e arenoso-argilosa, apresenta ainda planossolo álico.

 

Relevo e altitude

 

Está a uma altitude de 362 m. Divide-se em duas unidades geomorfológicas: Sub-Bacias Meridionais e Vale do Paraná.

 

Encontra-se na região dos planaltos arenitico-basálticos interiores, onde localmente dominam relevos planos elaborados pela erosão e pela ação fluvial, apresentando algumas formas de modelado de dissecação colinosa ao sul e oeste do município com declividades modestas. Os relevos tabulares e planos predominam praticamente em todo o município ficando as áreas planas de acumulação restrita à proximidade das margens dos principais rios.

 

Apresenta relevo plano geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial e áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas.

 

Clima, temperatura e pluviosidade

 

Está sob influência do clima tropical (AW), sendo ao norte e noroeste do município (inclusive na sede municipal) o clima é úmido. No restante do município o clima é considerado de úmido a sub-úmido.

 

As precipitações médias estão entre 1.400 e 1.700mm, bem distribuído durante o ano. E varia entre 1.750 a 2.000 mm anuais, excedente hídrico de 1.200 a 1.400 mm durante sete a oito meses de eficiência hídrica de 200 a 350mm durante três meses.

 

Hidrografia

 

Está sob influência da Bacia do Rio da Prata. Principais rios:

 

  • Rio Ivinhema: afluente pela margem direita do rio Paraná e limite entre os municípios de Nova Andradina e Ivinhema.
  • Rio Pipocu: afluente pela margem esquerda do rio Pirajuí, no município de Ivinhema.
  • Rio Pirajuí: afluente pela margem esquerda do rio Guiraí; limite entre os municípios de Deodápolis e Ivinhema, no seu alto curso, e os de Glória de Dourados e Ivinhema.

 

Vegetação

 

No município de Ivinhema, a cobertura vegetal predominante é a pastagem plantada, ocorrendo em menor proporção a Floresta Estacional, culturas cíclicas, permanentes e reflorestamento complementam a vegetação decídua 50% ou mais das folhas caem.

 

Floresta Estacional é a que apresenta cobertura arbórea densa.

Geografia política

 

Fuso horário

 

Está a -1 hora com relação a Brasilia e -4 com relação ao Meridiano de Greenwich.

 

Área

 

Ocupa uma superfície de 2 009,887 km².

 

Subdivisões

 

Além da sede Ivinhema possui:

 

  • Distrito: Amandina
  • Povoados: Vila Alice, Vila Cristina, Angelina e Nucleo Lidia.
  • Glebas rurais: Ubiratan, Ouro Verde, Azul, Piravevê, Vitória, Marau, Guirai, São Sebastião e Itapoã

 

Arredores

 

Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Angélica, Deodápolis e Jateí

Informações adicionais