MOREIRA, Cicero Nogueira Fraga

Apontamentos

 

Conheci o Reynaldo Massi em Ribeirão Preto no ano de 1932, éramos meninos de calça curta.

Nossa amizade se estreitou pó que o Cid, meu irmão foi colega do Reynaldo Massi durante 5 anos no ginásio do estado daquela cidade. O senhor Remo Massi, pai do Reynaldo Massi, mudou-se de Ribeirão Preto para Presidente Prudente, mais ou menos em 1937 ou 1938, onde permaneceram por um período não superior a 5 anos, explorando o comercio de café.

Desta cidade mudaram para o Norte do Paraná,continuando o Reynaldo Massi na atividade de comprador de café na cidade de Rolôndia PR.

Graças a sua inteligência e muito trabalho, fez rapidamente grande fortuna. Procura então diversificar suas aplicações em outras atividades, daí é que veio o seu interesse na exploração de uma colonizadora rural. Correu o Brasil procurando uma área em que fosse viável esta atividade, entre todas optou pela área de Ivinhema comprando os lotes de Amando Simões. Comprava todos os lotes rurais vagos na margem direita do rio Ivinhema, foi feliz pois adquiriu uma grande área de mata, iniciando após a organização devida, na colonização Someco demarcando o lugar com a derrubada de 400 alqueires, onde seria construída a cidade de Ivinhema, isto em mais ou menos 1962.

            Iniciou as vendas de lotes rurais pela gleba Piravevê e gleba Cristalina, na cidade iniciaram a venda de seus lotes em 1963. Como eu era amigo do Reynaldo Massi consegui com facilidade a representação da Someco na região da cidade de São Jose do Rio Preto, estando em Ivinhema pela primeira vez em 10 de dezembro de 1962 aonde acertei os detalhes da representação com o presidente da Someco.

            Iniciei a venda dos lotes rurais em 1963 na gleba Itapoá, para as famílias que vendi terras ainda existem algumas na região de Ivinhema, como por exemplo: Lourenço Magri, Família Miatello, Antonio Zanetti, Julio Rotta, André Molina e filhos, Manoel Ferreira da Cruz. Esta ai mais ou menos o inicio da hoje comarca de Ivinhema.

            Nesta época já trabalhavam na Someco as seguintes pessoas:

Deolindo Menk, Dr. Albari, Ângelo Roberto Borgui, Osvaldo Casaroti, Vicente Staut, Emilio Ruel Guarienti, Benedito que era chefe da serraria da Someco, Narciso que tomava conta do único posto de gasolina, Sebastião Vaz de Mello. Em 1963 chegou a família do senhor Jose Pieretti para explorar o único hotel existente no acampamento Someco, Dr. Luiz Saraiva Vieira era escriturário no escritório de vendas de terras da someco.

            Gostei tanto da região, da organização, que adquiri propriedades rurais e urbanas, que hoje estão de posse de meu filho, em 1982 após ter me aposentado como funcionário publico do Estado de São Paulo, mudei-me com a família para a propriedade no núcleo Angelina, gleba Itapoá, em 1984 iniciei com mais alguns amigos a campanha para eletrificação de todas as glebas do município, esse trabalho teve sucesso graças ao Dr. Luiz Saraiva Vieira que era o Prefeito dando-nos todo o seu apoio para chegarmos ao Dr. Wilson Barbosa Martins, então governador, que viu com simpatia nosso trabalho para eletrificar mais de mil propriedades agrícolas.

           

           

Bibliografia

 

Moreira, Cícero Nogueira Fraga- 1995- nascido em Colina (SP) aos 28 de abril de 1921, casado com Orisia de Carvalho Fraga Moreira, advogado, tendo um único filho, engenheiro Agrônomo João Raimundo de Carvalho Fraga Moreira casado com a professora Rita Helena Delbin Pazotti Fraga Moreira e tendo 3 netos, que são: Cicero Nogueira Fraga Moreira Neto, Silvana Cristina Fraga Moreira e Carlos Geraldo Fraga Moreira e a Anna ... Fraga Moreira. 

Informações adicionais